Os referenciais familiares estão entre os meus assuntos preferidos porque explicam muito da nossa composição psíquica. Quem nos insere no mundo da linguagem são nossos pais ou as pessoas com as quais temos ligação forte, convivência diária. Por um bom tempo o mundo é mostrado pelo olhar destas pessoas. Quando nosso olhar se torna independente vamos dar significado à nossa individualidade. Criando nosso mundo, nosso olhar vai tendo a composição do que ouvimos e do que vivemos e, assim, como vamos reagir diante das experiências que a vida vai nos mandando? Vamos repetir? Talvez, mas podemos escolher fazer diferente. Diante da experiência que vivenciamos com os nossos, podemos, escolher que não queremos agir daquela forma, que foi uma marca da família durante parte de nossa vida. Você pode escolher quebrar, fazer diferente porque reconhece que aquilo não é positivo.

    Tive uma paciente que a avó, que cuidou dela por muito tempo, penteava seus cabelos e dizia que uma cigana falou que as mulheres da família "não tinham sorte no amor". Isso foi tão nocivo que a acompanhou como uma maldição ao seu psiquismo. Assim, ela se relacionava apenas com homens casados, que seriam a simbologia do amor impossível na sua vida. Legitimava a sua "falta de sorte". Seu psiquismo a induzia a fazer esse tipo de escolha. Até que, com o andamento da terapia, ela conseguiu se desvencilhar dessa inscrição e passou a entender que seria possível sim, ter essa "boa sorte" no amor, e que ela precisava dar oportunidades a amores possíveis. Assim, deu um rumo diferente na sua história.

    Um outro paciente cresceu com a inscrição que "estudar e ter formação universitária" não tinha valor algum. Ele precisava "trabalhar duro" em coisas que não exigia tanto estudo, porque dentro da realidade deles, era isso que importava. Mas, ele foi lá e fez diferente, estudou, se formou e quebrou a inscrição para provar que estudar era um sonho possível e que ele poderia ser grande com essa escolha.

    Mas, devemos estar atentos também às inscrições positivas, as de amor, de incentivo, de honestidade, de compaixão que herdamos, que vivenciamos no nosso núcleo familiar e que podem trazer riqueza infinita à nossa história. Querem exemplo de inscrição positiva? Assistam ao filme Mãos Talentosas. Assista também ao vídeo que fiz falando sobre esse filme em meu canal no YouTube ou no Instagram (@opoderdaautoanalise)

    Faça autoanálise sobre as inscrições positivas e negativas que anda carregando para identificar o que deve permanecer e o que deve ser quebrado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando um mundo se abre à sua frente...